Minha opinião sobre DEUS…

Não simpatizo com a ideia de um deus superior e criador de um homem fraco. Não gosto da ideia que exalta o sofrimento como meio de expiar os pecados: não tenho nenhuma cruz para carregar. Acho estranho a ideia de eternidade. Não me convence a ideia de viver menos o presente e mais o além. Acho assustadora a ideia da verdade como algo eterno e imutável. Não gosto do pensamento que associa o erro ao pecado e o pecado ao inferno. Não gosto da fé inspiradora da fraqueza, da impotência e da resignação. Acho assustadora a ideia de um deus onisciente e onipresente. Renego a ideia de um deus que priva a liberdade e a responsabilização pelos atos. Não gosto da ideia de ter nascido culpado e de viver culpado até a morte. Não gosto da ideia de necessitar da misericórdia de deus para me sentir melhor. Prefiro um Deus sob mim e não sobre mim…

Autor: Evaristo Magalhães – Filósofo e Psicanalista

Anúncios

11 comentários sobre “Minha opinião sobre DEUS…

    • ser humano disse:

      Respeito muito sua opinião professor, porêm tenho uma visão diferente sobre Deus. Recomendo-lhe que leia com bastante atenção a biblia. Tire um momento de sua vida para o senhor entender a essência da bíblia, o que está escrito? qual a espinha dorsal da bíblia? qual a principal mensagem a bíblia pode ensinar para um ser humano qualquer? será que a bíblia pode transformar uma pessoa? será que esse “livro” pode mudar a humanidade? será que esse “livro” pode modificar a sua opinião?
      Acredito que muitas pessoas só conhecem o teor da bíblia por ouvir falar.
      É preciso examiná-la e refletir para depois disso tiramos nossas conclusões.

  1. Leley disse:

    O cara eh perfeito. Acho que o imperfeito somos nós. A varias maneiras de ver este texto e conteúdo. Acredito na forca divina. Mais sei que nossa energia brilha por forcas deste Deus. Muitos livros espiritas bons que explicam isto. Comece pelo evangelho segundo o espiritismo. Xero..

  2. daniel disse:

    Evaristo o homem não e fraco ,ao contrario ele e forte,pois Deus nos criou forte.O problema e como eu vejo Deus.Se o vejo como grande e poderoso eu vou ser da mesma forma como o vejo,mas se o vejo como fraco,pequeno,castigador,punidor ou ate mesmo não acreditar na sua existência,vou ter uma vida vazia ,medíocre e hi potente. Pois Deus e amor,misericordia,bondoso ,etc.A Biblia diz no salmo 46:Deus e o nosso refugio e fortaleza socorro bem presente na hora da angustia,pelo que não temeremos…
    Assim prefiro ver Deus

  3. edilene disse:

    professor acho interessante sua opinião sobre Deus e a respeito.Mas, visão sobre Deus é bem individual.Você pode ver um Deus fraco e ser fraco, pode ver um Deus forte e ser forte.Deus nos fez à sua imagem e semelhança? Entretanto, nos sempre nos colocamos em alguns momentos fracos.Mas essa fraqueza é por falta de discernimento sobre Deus.Só podemos entender sua mensagem se passarmos mais tempo alimentando à alma e não a carne.
    O pecado é não sabermos associar o que eles nos deixou, se lê o livro de deuteronômios verás como é viver mesmo em Cristo, a sua obediência. Sei que é muito difícil e tenho a plena certeza somente cristo foi fiel ao seu pai e nos deixou sua vivência e ensinamentos..Nessa terra não tem ninguém que viva plenamente a sua obediência, mas que tentam sim a cada dia se renunciar e viver melhor.
    .

  4. Minha opinião sobre Deus … conforme a bíblia e minha experiência de vida.
    Fico maravilhado em saber que Deus criou todos os homens a sua imagem e sua semelhança, podendo assim como Jesus falou fazer oque Ele fez e mais ainda. Amo saber que Deus entregou seu filho para espiar os meus pecados, haja vista que são tantos. Acho maravilhosa a ideia da vida eterna onde Deus promete que tudo que eu possa imaginar Ele ira superar UAU isso é demais. Graças ao bom Deus que passaremos menos tempo neste mundo cruel e viveremos com Ele a eternidade, pois eu não aguentaria 200 anos neste mundo tão injusto. Amo saber que só existe uma Verdade Jesus Cristo é simples muito fácil de assimilar. O Pecado é ótimo senão não pecaríamos, mas infelizmente fazemos muitas coisas pelas quais devemos nos redimir com Deus, pois são erros gravíssimos. Odeio a Religiosidade, mas sim o amor incondicional ao próximo o perdão que vai além da nossa vontade, isso o religioso não pode fazer mas somente os Cristãos genuínos. Fico assustado como Deus é tão generoso em nos dar liberdade para tomar as decisões que eu quiser, se quiser me drogar, matar, prostituir, fornicar, posso fazer tudo isso depende apenas de mim a responsabilidade por estes atos são de total decisão minha. O Deus que eu amo mandou seu filho até aquela cruz para levar toda a minha culpa, e os meus flagelos com Ele. Saber que tem um Deus misericordioso que toda manha as suas misericórdias são renovadas, pois estamos em constantes mudanças me deixa muito confortável, pois Deus é um DEUS renovado e não retrógado. Deus que sempre o Senhor esteja sob mim, sobre mim e em mim, como a musica da Mariana Valadão diz SEJA TUDO EM MIM.

    Autor: Alexandre de Oliveira – Pastor – Teólogo: ITQ , FATE, CPNAÇÕES, MESSIANICO.

  5. Thiago Almeida disse:

    Olá professor! Admiro a sua opinião e à acho válida! Pois é necessário que hajam opiniões semelhantes a sua para que possamos ter cada vez mais certeza no que temos crido… Se um dia tudo isso que chamamos de mundo ou de vida como queira, acabar é realmente Deus não existir e a salvação for uma farça, eu ainda continuarei sendo grato pela vida que tive, pois terei guardado os melhores valores que um ser humano pode expressar em prol de si mesmo ou do seu próximo. Caso tudo acabe e vai acabar, e cheguemos diante daquele que é todo PODEROSO CRIADOR DOS CÉUS DA TERRA E DE TUDO QUE NELA HÁ, nos veremos lá e eu serei grato da mesma forma, e poderei dizer que encontrei diversas opiniões contrárias durante a minha vida, mas ainda assim a minha fé não foi abalada por opiniões fracas de argumentos que insistem questionar algo que eles dizem não existir porém questionam como se fosse a única coisa que existe no mundo! É nesse dia que o Meu Senhor tenha misericórdia de você! Abraço e que Deus te abençoe.

  6. Maria Beatriz Martins da Anunciação disse:

    Deus é uma manifestação magnifica em nós mesmo, nunca acreditei que Deus nos pune pelos nossos erros, sou da opinião do Padre Fabio de Melo, nossos erros nos ensina a sermos melhor e menos imperfeitos. Deus somos nós com nossa glória e nossa imperfeição. Li e refletir sobre a bíblia, o Livro Egípcio dos Mortos, a história de Buda, leio muito sobre Umbanda, Kardecismo, Espiritismo em tudo que leio retiro a essência e cresço um pouco mais. Nas minhas reflexões da bíblia compreendi que um livro pode mudar as pessoas, somente a partir da mudança de consciência nas pessoas podemos modificar o mundo, o primeiro passo é começar por nós mesmo, depois pelos que estão em nossa volta e assim por diante. Descobri por meio da Bíblia que Deus se apresentou diferente para cada um dos profetas, no tempo de Moisés, claro, que deveria existir a idéia de um Deus que pune, eles não tinham educação, viviam sob o domínio da igreja o politeísmo reinando, etc. na idade Moderna surgiu um Deus confundido com a imagem paterna aquele que recompensa as boas ações e pune as más. Seja lá como Deus se manifestou nas diferentes épocas e pessoas. Percebo e sinto Deus como força que nos move para frente, nos levanta, e o nos amar e termos condições de distribuir amor, afeto e não sermos cruéis com os outros, quando digo outros quero dizer o nosso ambiente, o ar, a água, as pessoas, as árvores, os gatos, os cachorros e tudo que tem na flora e na fauna. Todos carregam em si um pouco de DEus, e respeitá-los estamos nos respeitando e respeitando o Deus em nós. Na Umbanda/candomblé entendi e vivenciei em minhas leituras que não há caridade sem AMOR, portanto, não há o se dar sem que não tenha amor em si. Só podemos dar ao outro o que temos e se não temos Amor o que oferecer? os falsos surgem da falta de amor e tenho certeza de que Deus também existe neles mas com certeza sua imagem é repressora e a consciência pesada. O maior dom que DEus que creio ser eu, vc, ele, tu, vocês e os outros é o AMOR, sentimento que manifesta na pele, no sorriso e no existir viver. Este é o Deus que trago em mim, sem preconceito ou pregação.

  7. Lucas Alves disse:

    Os padres da Igreja, filósofos do período patrístico, muito refletiam sobre algo que sempre me atraiu. Trata-se da ideia de que Deus é o Ser, como ele mesmo se manifesta: “Eu sou aquele que É” (Cf. Êxodo 3) e nos somos a partir do ser de Deus. Deus é como um sol, os cristãos sempre gostaram desta analogia, e nós somos como raios deste grande sol. Nós não somos o Sol em sua plenitude, mas não deixamos de participar da realidade desse sol. Esta é a ideia de participação, onde todo ser humano participa do ser de Deus, isso significa dizer que a retenção de Deus é fazer com que cada um de nós nos tornemos parte dele.

    Como Deus não podia criar um ser que tivesse todos os seus atributos, uma vez que se isso fosse feito ele estaria criando um outro Deus, o que não é possível. Ele criou um ser com sua máxima perfeição e nos deu a oportunidade de estarmos em um íntimo contato com o seu Ser.

    Deus está dentro de cada um de nós. Isso é uma grande verdade que deve nortear a vida de cada ser humano e fazer com que ele se torne cada dia melhor. Caso contrário, de nada adiantaria acreditar em um ser transcendental, se essa crença não se transformar em atos concretos.

    A pessoa que entende isso, independentemente do seu credo religioso, guia a sua vida de uma maneira muito melhor. Ela é capaz de olhar para as necessidades do outro e entender a beleza da vida!

    De seu aluno, Lucas Alves

  8. Renata Oliveira disse:

    Olha Evaristo, Deus enviou seu Filho não foi para fundar uma religião. Deus,, antes dessa prova de amor por cada um de nós, fez outras “tentativas” digamos assim, para que a humanidade se redimisse de seus erros. O grande dilúvio talvez seja uma das maiores provas de que Deus quis eliminar toda maldade da face da terra. A sua perfeição não é calculável. O seu amor então nem se fala. Cristo aceitou vir e revelar o verdadeiro amor de Deus. Tanto que, eu passo por momentos de depressão, muitas vezes provocados por eu mesma. Mas descubro na leitura dos livros bíblicos, especialmente os sapienciais e o Evangelho, a razão e a certeza de que tudo acontece porque permitimos, até mesmo a nossa cura interior, que na minha humilde opinião é a grande doença do mundo. Acredito que Deus é superior e com isso nos dá toda a liberdade que temos direito. Mas Ele também é muito justo, pois nos faz colher exatamente aquilo que plantamos.

  9. Priscila disse:

    É… Realmente o deus que você renega não é o mesmo que está sob você. Suas negativas só reforçam a idéia de que você buscou conhecê -lo mas que sem êxito, não o encontrou na filosofia…Ninguém explica Deus,só Ele mesmo. Aliás, suportar é amar,com certeza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s