Minha OPINIÃO sobre pessoas JOVENS que se acham VELHAS DEMAIS…

Há um grande equívoco no uso que fazemos das palavras jovem e velho. Não acho que as coisas deveriam ser colocadas nestes termos: jovem/velho, produtivo/improdutivo.

Prefiro as coisas colocadas nos seguintes termos: estar vivo/estar morto. Em se tratando de vida e de morte, não existe diferença entre ser jovem e ser velho.

A morte está posta tanto para o jovem quanto para o velho. Qualquer pessoa pode morrer a qualquer momento – independentemente – se é criança, jovem ou velho.

Viver ou morrer vale para todos. No entanto, ninguém duvida de que estar vivo é o que mais importa – porque viver é condição de possibilidade para tudo.

Deveríamos preferir velhice/vida e não velhice/morte.

Outro equívoco é associar juventude com vitalidade e velhice com incapacidade. Pode-se adoecer tanto jovem quanto velho. Há velhos saudáveis e jovens doentes. Há crianças, jovens e velhos com limitações de todo tipo.

Ninguém precisa andar, enxergar  e escutar para viver com qualidade. Conheço lesionados – quase totalmente comprometidos em seus movimentos – e que vivem tudo o que podem e com toda a intensidade possível.

Viver vem de dentro. Tudo de pulsional pode existir em um mínimo de físico.

Ninguém é absoluto. Não há ser humano – de qualquer idade – cem por cento completo. É uma ilusão pensar que a juventude está em melhores condições que a velhice.

Viver é uma questão de ponto de vista. As garantias existem até aparecer alguma dificuldade. Isto vale para todos.

Ninguém tem poder sobre o amanhã. Já, sobre o agora, somos tudo. Podemos o infinito enquanto estamos vivos.

Para vivermos  precisamos, primeiro, aprender a aceitar a morte. À cada minuto estamos mais próximos do fim. Muitos não vivem o agora presos ao medo do que virá. É preciso deixar a morte para a hora da morte.

Estamos vivos e, somente por isso, uma gama absurda de possibilidades encontra-se à nossa disposição. Só depende de nós  começarmos a usufruir de tudo isso.

Autor: Evaristo Magalhães – Filósofo e Psicanalista

2 comentários sobre “Minha OPINIÃO sobre pessoas JOVENS que se acham VELHAS DEMAIS…

  1. A cada dia um novo caminho, nunca deixamos de aprender e a nos surpreender, todo dia é dia de AMAR mais e sempre melhorar o que erramos no dia anterior. AMAR aqueles que nos cercam e sempre demonstrar esse AMOR pois não sabemos o que virá no próximo dia. Vamos deixar de lado as ”regras de etiqueta” e viver intensamente…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s