Minha opinião sobre a inveja…

Você nunca fez nada e é odiado pela pessoa. Ela mal te conhece e não vai com a sua cara. Te viu uma vez e sai falando mal. Te seca  por inteiro e parte para o ataque. Estas são afirmações que ouvimos quase diariamente e soam como enigmas. Por que existem pessoas assim? É complicado lidar quando a inveja é pelo cargo, pelo jeito de ser e pelas amizades. Todo invejoso não se reconhece como tal: é inseguro e explosivo com qualquer um e em qualquer lugar. Basta o invejoso encontrar quem reflete sua impotência. O invejoso vive de cara fechada e agressivo. É sempre vítima porque é incapaz de se implicar em suas derrotas. Todo invejoso gostaria de estar no lugar de outrem e – por não se sentir capaz – reage de forma ríspida. É como se o invejado funcionasse como o espelho invertido de seus sonhos fracassados. É como se o invejado representasse as vitórias exatamente no ponto onde ele blefou. O invejoso precisa destruir o sucesso alheio para não ter que encarar as suas próprias fragilidades. Toda raiva injustificada é inveja. Toda agressão gratuita guarda algum desejo de incorporação da vida alheia. Na inveja o ódio é sempre amor e o feio é sempre bonito. Todo invejoso deveria escutar a sua própria inveja para ter a oportunidade de entender a vida sob outro prisma. Todo invejoso tende a idealizar o outro desfazendo de si. O invejoso renega o humano como composto de defeitos e qualidades. Falta a ele descobrir os defeitos dos outros e as qualidades em si mesmo: só assim ele poderá encarar a vida e viver com um pouco mais de igualdade.

Autor: Evaristo Magalhães – Filósofo e Psicanalista

Anúncios

25 comentários sobre “Minha opinião sobre a inveja…

  1. Telma Fernanda Ribeiro disse:

    A inveja é realmente um sentimento ruim. Como é difícil saber-se invejado, detestado e odiado por alguém que quer ser o que vc é, quer o seu lugar, o que vc tem. Como é difícil sentir inveja, querer estar no lugar do outro, ser o outro, ter o que o outro tem.Ah! meu amigo, esses sentimentos tão humanos. Como é difícil ser humano!

  2. Tatiane g.rodrigues disse:

    PARABENS VC CONSEGUIU MOSTRAR COM SUTILEZA A MAIS PURA VERDADE,E TRISTE PASSAR POR ISSO .MAIS TEMOS QUE TER SABEDORIA PARA LIDAR COM ESSAS PESSOAS E PRESTAR ATENÇAO PARA NAO AGIRMOS ASSIM!! VALEU..

  3. Andrea disse:

    Olá Evaristo, sou amiga da Mariana uma aluna do senhor. Creio que a inveja não e nada boa.Sentir inveja dos outros não faz apessoa feliz,tem pessoas que não podem ver outra em lugares melhores, serviços ,uma vida melhor que senti inveja.
    O seus textos são interessante gostei muito. Parabens

  4. Vitor Vinicius disse:

    Olá Evaristo Magalhães sou amigo de um dos seus alunos e Eu acho a inveja uma coisa triste. A pessoa pára de viver a vida dela, e passa a viver a vida do outro. Mas não podemos confundir cobiça com inveja. Cobiça é querer o que é do outro e inveja é querer que o outro não tenha.
    Acho a inveja extremamente perigosa, pois algumas pessoas não medem esforços para prejudicar o outro. Quantas mortes vemos por aí, poir coisas fúteis e banais? Somente por inveja…

  5. As pessoas que possui inveja de seus semelhantes procura fazer tudo da mesma forma que a outra fazer, elas geralmente não possui vida própria, pois o que outro tem ou conquistou e mais importante do que os dela, isso e deplorável e pode ser um grande mal pra saúde do invejoso que não procura seus ideais, visam apena no seu colega que esta lutando pra um melhor na sua vida. Se os invejosos pensar um pouco em não se preocupar com os outros e sim com eles, o que eles conquistaram seriam mais felizes.

  6. Renato Dias disse:

    Esse texto fala muito bem sobre o que e inveja o que nos sabemos da inveja e que simplesmente uma pessoa pode ter inveja de você pelo jeito que você se veste pelo jeito que você e com as pessoas por sua popularidade ou pelo numero de garotas que você fica, o fato e que você nunca sabe se a pessoa vai com a sua cara ou não você sempre tem de reparar bastante para saber as pessoas que vão com a sua cara o jeito que te trata como conversa com você o jeito que te olha essas coisas, algumas pessoas simplesmente falam para você eu não gosto de você e outras fazem ao contrario apenas falam mal da outra pessoa mas tem aquela que acha uma coisa da pessoa pelo jeito dela ou pelas roupas que a pessoa usa e quando a pessoa conversa com ele ou ela simplesmente vê que a pessoa não aquilo que ela imagina e você faz uma nova amizade. Há também uma frase que define muito bem inveja: So fale da minha vida quando a sua for um exemplo !

  7. Renato Dias disse:

    Ola Evaristo Magalhães sou amigo de um do seus alunos e acho que esse texto fala muito bem sobre o que e inveja o que nos sabemos da inveja e que simplesmente uma pessoa pode ter inveja de você pelo jeito que você se veste pelo jeito que você e com as pessoas por sua popularidade ou pelo numero de garotas que você fica, o fato e que você nunca sabe se a pessoa vai com a sua cara ou não você sempre tem de reparar bastante para saber as pessoas que vão com a sua cara o jeito que te trata como conversa com você o jeito que te olha essas coisas, algumas pessoas simplesmente falam para você eu não gosto de você e outras fazem ao contrario apenas falam mal da outra pessoa mas tem aquela que acha uma coisa da pessoa pelo jeito dela ou pelas roupas que a pessoa usa e quando a pessoa conversa com ele ou ela simplesmente vê que a pessoa não aquilo que ela imagina e você faz uma nova amizade. Há também uma frase que define muito bem inveja: So fale da minha vida quando a sua for um exemplo !

  8. Ewilly Oliveira disse:

    Olá Evaristo Magalhães, sou amiga de um dos seus alunos. A inveja para mim é um sentimento pequeno e medíocre e típico de pessoas pequenas de alma e de caráter também, para mim é o desejo de estar no lugar de outra pessoa sem aceitar o seu lugar na vida e desdenhar é típico também os invejosos que bem dizem que “A raposa quando não alcança as uvas, diz que elas estão verdes”. Pessoas que cultivam tal sentimento para com a vida das outras são pobres de espirito e de dignidade, infelizes, incapazes e não conseguem enxergar alem.

  9. Luiza Gabriela Santos disse:

    Olá Evaristo sou amiga de uma das suas alunas, achei muito interessante esse seu texto sobre a inveja e concordo plenamente com tudo dito,creio que a injeva é nada mais que incapacidade de ser feliz ,pessoas invejosas na sua grande maioria são fracasadas tanto no amor quanto na vida profissional e não conseguem adimitir que as outras pessoas sejam, não conseguem viver em paz ao ver você melhor que elas e acabam te fazendo um inimigo mortal sem se quer ter motivos concretos e verdadeiros para isso .

  10. Luiza Gabriela Santos disse:

    Olá Evaristo sou amiga de uma das suas alunas,achei muito interessante esse seu texto sobre a inveja e concordo plenamente com tudo dito,creio que a inveja é nada mais que incapacidade de ser feliz,,pessoas invejosas na sua grande maioria são fracasadas tanto no amor quanto na vida profissional e não conseguem adimitir que as outras pessoas sejam bem sucedidas,nâo conseguem viver em paz ao ver voce melhor que elas e acabam te fazendo um inimigo mortal sem se quer ter motivos concretos e verdadeiros para isso.

  11. Luiza Nascimento Ladeira disse:

    Sentir inveja é humano. Acredito que em alguns casos, principalmente quando invejamos internamente o crescimento de alguem ou seus bens materiais, sem criticar, denegrir ou causar algum mal a quem invejamos, pode significar uma vontade ou até a oportunidade de autoavaliação. Invejar o sucesso do outro, pode nos servir como estimulo para mudar o que queremos em nossa vida, podendo ser uma forma de crescimento individual. Mas claro, é uma questão de ponto de vista.

  12. Competir o Tempo todo leva a comparação, a pessoa deseja ter e ser tudo que a pessoa é, um grande exemplo disso é a comparação de individuo para individuo mesmo sem maldade! Pra mim existe e inveja boa e a má.
    A Boa: Você se espelhar no individuo e ter forças para conquistar suas vontades em comum.
    A Má: Você analisar o individuo e competir com ele de modo com que o despreze e o faz se tornar inferior a você.

  13. Ruth disse:

    Boa tarde Evaristo,sou mae de um dos seus alunos,seu texto me chamou muito atençao,pois o que voce nos diz é totalmente a realidade,os invejosos atacam as pessoas sem ao menos conhece-las,so porque possui um carro melhor,uma casa ,beleza,carisma ,elas nao querem saber o tanto que voce lutou para conquista-las,por isso o unico meio é criticar e falar mal pelas costas, a unica solucao para estas pessoas na minha opinao é apenas rezar por elas,para que Deus tire esse sentimento tao ruim,que é a inveja!

    Parabens pelo seu texto,adorei!

  14. thiago disse:

    Olá,sou amigo de um aluno seu,seu texto ficou otimo…ele retrata fielmente o sentimento tao ruim que é a inveja.Ultimamente tenho passado por isso todos os dias,pessoas com inveja tendem a criticar as outras por ela ter um carro bacana,uma casa,ou ate mesmo beleza,carisma e entre muitas coisas,elas nao sabem batalhar para conquistar as coisas que desejam ter,entao para elas é muito mais fácil diminuir uma pessoa,inventar coisas que nao existem,pq todos nos sabemos que no fundo a pessoa gostaria de ser quem esta sendo invejado!

    Parabens pelo seu texto!

  15. Amelia Andrade disse:

    Muito bem!Mas acredito que todos nós ,em menor ou maior grau somos invejosos..confesso que invejo a namorada de um ídolo ,principalmente as ex do François Cevert e Clark Gable , a boca linda da Brigitte Bardot no auge da sua beleza..rsrs…o fato de escrever bem rsrs…até aí acho normal e sei q todo mundo sente…porém ,não fico encasquetada supondo q alguém sente inveja de mim…pior que ser invejoso é achar que todo mundo sente inveja de nós..escreva sobre isso ,Evaristo ,pois não suporto a excessiva importância que muita gente julga ter…no mais ,nem ligo ,siga adiante…

  16. Desdemona disse:

    Inveja e inerente do ser humano e ate certo ponto, saudavel, quando serve de motivacao para ser alguem melhor. O problema e a inveja patologica, quando vira obcessao. Agora, o que realmente me intriga e o fato de que muitas pessoas que dizem nao ser invejosas (somos todos invejosos, o que varia e o grau de inveja e como reagimos diante dela) parecem demonstrar um prazer quase sadico ao descobrir que sao o objeto da inveja alheia. Somente uma pessoa invejosa sente satisfacao em ser invejada. Ser vitima da inveja alheia e a pior coisa que alguem poderia desejar, mas algumas pessoas ate forcam uma situacao so para que parecam invejados. Lamentavel… Inveja e um sentimento muito perigoso, tanto para quem sente quanto para o objeto da inveja. Ser invejado nao e motivo de orgulho, mas e motivo para se preocupar: nunca subestime o que uma pessoa invejosa e capaz de fazer. A inveja e realmente a mae de todos os outros pecados!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s