Se VOCÊ tem ficado muito AGRESSIVO ultimamente… Leia isto

“Não consigo controlar minha agressividade”. “Eu não era assim”. “Não sei o que está acontecendo”. São queixas que ouço – quase diariamente – em minha atividade como psicanalista. Um mundo individualista e imediatista não tolera perder ou esperar. Numa sociedade competitiva a agressividade é estimulada quase como uma regra. O outro é um concorrente e a ideia de superação dos próprios limites – como uma luta diária por metas – gera tensão e o ímpeto de vencer a qualquer custo. Algumas pessoas levam isso ao pé da letra e terminam adoecidas. Sob o imperativo da competitividade  estamos sempre armados. O mundo foi reduzido a perder ou a ganhar. Criamos uma sociedade de robôs. Esquecemos que estamos lidando com seres humanos. Reina a intolerância. Tudo é tenso, rígido e automático. As pessoas conversam entre si como se fossem atendentes de call center. Perdemos a espontâneidade. É arriscado se mostrar vulnerável. Mundo de melindres. “Vencer na vida”, “como se impor em público”, “como ganhar notoriedade e dinheiro”, é uma questão de técnica e de performance. Mundo tenso e  blindado. Cotidiano milimetricamente planejado. Tom de ameaça. Rotina controlada e temida. Paira um medo no ar. Tecnicismo sobreposto ao cuidado com o próximo. Fim do exercício da paciência. Vivemos quase uma epidemia de depressão e síndrome do pânico. Assédio moral é recorrente na justiça do trabalho. Quem não se adapta é taxado de lerdo, retardado e incapaz. Afeto é fraqueza. É proibido manifestar vulnerabilidades. Troca calculada e fim da gratuidade, do perdão, do acolhimento, do entendimento, da tolerância, da generosidade e da doação. Viramos coisas. A pergunta agora é: a quê você pode me servir?

Autor: Evaristo Magalhães – Filósofo e Psicanalista

Anúncios

7 comentários sobre “Se VOCÊ tem ficado muito AGRESSIVO ultimamente… Leia isto

  1. simoni disse:

    E por isso que quase sempre me vejo em situações em que pessoas falam: você ri demais ou você e feliz demais. na verdade acredito que as pessoas acham que é muito melhor ouvir que você está triste, séria, ou que vc dê um sorriso falso e medíocre do que expressar o que se pensa, o que se é de verdade pois esse comportamento pode provocar invejas ou as pessoas podem pensar que você esta sendo falsa. Gente, é possível ser feliz em meio a varios problemas, felicidade é uma questão de atitude é preciso optar por ser feliz. E procurar a felicidade nas coisas simples, não há nada melhor que um abraço aconchegante, que alguém para te falar que toda essa turbulência vai passar e que dias melhores virão para acabar com a agressividade de qualquer pessoa.
    Beijinho professor!
    Sua aluna Simoni

  2. Amelia Maria D'Andrade Santos disse:

    POR ISSO RIO MUITO E RIO ESPONTÂNEAMENTE,ME FAZ BEM..NÃO TENHO MEDO DE NÃO ME ENCAIXAR EM PADRÕES E MOSTRAR O QUE NÃO SOU…GOSTO DA MINHA VIDINHA SIMPLES
    ONDE COMO O QUE QUERO,ME VISTO DO JEITO QUE GOSTO E NÃO TENHO QUE PROVAR NADA A NINGUÉM…VIVO SEM PRESSA,SEM RELÓGIO( ME SINTO PRESA DENTRO DELE ) , QUASE QUE SEM CELULAR (VIVE MAIS NO SILENCIOSO ,PELO MESMO MOTIVO DO RELÓGIO)…DURMO E ACORDO A HORA QUE BEM ENTENDO…
    ÁS VEZES SINTO MEDO DE SER FRIA OU OMISSA POR NÃO VIVER TÃO PRESA A NADA OU NINGUÉM…MAS ESSE MEDO LOGO PASSA QUANDO VEJO COMO É BOM SER LIVRE (MESMO QUE SEJA PARA FICAR SOZINHA EM CASA,MAS PELO MENOS FICO PORQUE GOSTO ,PORQUE SEI Q A HORA Q QUISER ABRIR A PORTA E SAIR EU SAIO)…GOSTO DA MINHA COMPANHIA E SINTO MUITA NECESSIDADE DE FICAR COMIGO…TAMBÉM AMO MUITO MINHA FAMÍLIA E MEUS AMIGOS,APENAS NÃO OS BOTO ACIMA DE MIM…
    SOU NORMAL EVARISTO ????RSRS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s