POR QUE TEM GENTE QUE NÃO DORME?

É complicado fazer a passagem da luz para a escuridão e do barulho para o silêncio. O breu e o silêncio – em geral – são compostos de imagens e sensações não muito agradáveis.

É difícil dar um tempo. É sempre mais seguro ficar de olhos bem abertos. Qualquer travessia é sempre dolorosa. Quem dera se pudéssemos dormir acordados!

Dormir é como dar-se ao nada. E o nada é mesmo muito desesperador. Quantos dormiram e nunca mais acordaram!

Quem teme, não dorme. A insônia é sintomática de um certo egoísmo nosso pela eternidade. Dormir é perder o controle. A insônia é um sintoma da nossa dificuldade de entregar a própria vida.

Dormir é perder o domínio de si e do mundo. É jogar-se no infinito. Dormir é desprender–se.

Quem troca o dia pela noite deve se sentir como uma mãe possessiva que nunca dorme com medo de perder seu bebê. A insônia é um certo desespero por não ter mais a mamãzinha protetora do sono.

Dormir é sinal de coragem. Dormir é abrir mão de tudo. É meio que experimentar largar de si. É meio que relaxar – ainda com a possibilidade de ser atacado sem saber.

Certas pessoas não dormem porque temem serem invadidas. Aqueles muito inquietos devem penar para adormecer. Dormir é uma das experiências mais radicais de solidão: é ter que se a ver com o contingente.

O mundo pode acabar a noite: isto explica por que as crises de pânico ocorrem – quase sempre – ao anoitecer. Dormir é desligar de si. É entregar-se ao escuro. É experimentar o nada. Gosto de quem se dá. Gosto de quem se joga Gosto de quem se arrisca. Tenho reservas das pessoas que quase nunca dormem ou que se dormem entupidas de tranquilizantes.

Autor: Evaristo Magalhães – Filósofo e Psicanalista

Anúncios

2 comentários sobre “POR QUE TEM GENTE QUE NÃO DORME?

  1. Mariana disse:

    Adorei, amigo. Interessante como você passou da terceira pessoa do singular para a primeira do plural, deixando seu texto mais íntimo e ainda mais verdadeiro!
    Parabéns!
    Bjs,
    Mari

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s