O CIÚME PODE SER UMA DOENÇA…

O ciúme pode ser positivo ou negativo. O ciúme positivo é aquele que cuida. É o ciúme maduro, mais racional que sentimental. Não é controle: é proteção. O ciúme negativo, ao contrário, é totalmente patológico. É uma ingenuidade alguém pensar que pode impedir uma traição. Não adianta cercar. Não adianta vasculhar o celular. Não adianta perguntar onde e com quem o outro esteve. Se o ciúme deriva de um insegurança pessoal, procure uma ajuda profissional. Pode ser baixa estima. Pode ser inabilidade para se fazer amar. Você tem medo de ser trocado? Você se acha incapaz de recomeçar sua vida amorosa? Ninguém deixa de ser livre porque ama. Deixe o outro à vontade para vir ao seu encontro. Nada pior que fazer obrigado. Comemore a cada encontro. Não sofra pelo que você não teve. Viva sempre como se fosse a última vez. Não crie suposições. O amor não é para ser pensado. O amor é para ser vivido. Deixe o outro ser como ele é. Dê conta de sua solidão. Na ausência, foque nas lembranças. Recordar é viver. Apenas torça pelo retorno. Esteja mais certo de seu amor por si que do amor do outro por você. Não force uma volta. Não crie um clima ruim. Não queira provar que você é capaz de ter alguém. Esteja seguro de si. Não condicione sua segurança à presença de alguém. Nunca forge um “eu te amo”. Ninguém gosta de ser privado de si. Ninguém gosta de viver sufocado. Deixe o outro ser o que ele quiser. Ame-o na sua mais absoluta liberdade. Não coisifique o amor de ninguém. Forme dois e não um. Não sobreponha seu desejo ao desejo do outro. Se for o caso – saia com elegância. Em um eventual rompimento, implique-se nessa perda. Não faça o tipo solitário-carente. Esteja seguro de suas qualidades. Não se subestime. Só sabe amar quem está preparado para amar e desamar quantas vezes for necessário.

Anúncios

5 comentários sobre “O CIÚME PODE SER UMA DOENÇA…

  1. Fernanda disse:

    OI Evaristo adorei o texto é muito explicativo sobre um tema que a gente esculta e ver muito ,pra mim existia só um tipo de ciume, não sabia que também existia o ciume positivo de querer o bem pra pessoa que amo, gostei muito mesmo.

  2. Graca disse:

    Vamos nos permitir, vamos amar um ao outro, vamos sentir ciúmes de pessoas que nós amamos, mais nada de ciúmes obsessivo por que vem de loucura as partes. Ciúmes e bom sentir mais tem hora que da vontade de matar um ao outro. Então vamos nos permitir sentir ciúmes saudáveis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s