Minha opinião sobre a FELICIDADE…

Felicidade é dar conta de lidar com a vida em todas as suas contingências. Não existe felicidade plena. A vida não prescinde do incômodo. A vida é um continum de altos e baixos. Somos a única parte da natureza em que os conceitos de regularidade e constância não fazem o menor sentido. Felicidade é meio que saber equilibrar entre opostos. Carregamos todas as possíveis contradições. Se queremos a plenitude – a vida nos escancara o provisório. Felicidade demais pode não ser felicidade. Não é felicidade entrar em coma alcóolico. Não é felicidade abarrotar o armário de coisas. Não é felicidade enfarar. Exaustão paralisa. Não é felicidade se achar o suprassumo da alegria de viver. Não é contentamento focar no dinheiro. Muita inteligência pode comprometer a espontaneidade. A arrogância só protela o encontro com as tristezas da vida. Somos mortais. Envelheceremos. Perderemos coisas. Perderemos pessoas. Amizades serão desfeitas. Nosso mundo perdeu o sentido da felicidade. Fingimos não saber do que nos espera. Agarramos à ilusão da totalidade. Desistimos da vida dividida. Ignoramos a humildade. Perdemos a habilidade do contraditório. Empinamos o nariz. A vida não é feita de coisas que carrego, guardo ou possuo. Carrões e mansões não suprem o meu antagonismo de vivo-morto. Dinheiro não alivia o fardo psicológico de viver. Nem tudo pode ser resolvido nas araras de uma loja de griffe. Há um enfrentamento que é de outra natureza. Felicidade é saber elaborar o descontrole. É saber lidar com o outro lado da vida. É encarar a condição humana de ser apenas mais um em uma multiplicidade de coisas. Isto é só para corajosos e honestos. Felicidade é dar conta da vida apesar da realidade. É aceitar a finitude e saber se arranjar com ela. É reconhecimento, humildade, doçura e gratidão.

Autor: Evaristo Magalhães – Filósofo e Psicanalista

Anúncios

14 comentários sobre “Minha opinião sobre a FELICIDADE…

  1. Viviane Cassimiro Fonseca disse:

    Felicidade e acorda poder abrir os olhos ver o dia ou senti-lo apenas e ver que para valer a pena so depende de nos mesmos talvez a felicidade esteja no entendimento do ser do estar
    e não do ter para ser

  2. Erika Moreira disse:

    Felicidade é o que se prega nos dias hoje… o lema é: seja feliz a qualquer custo, e pelo visto as pessoas tem levado isso cada vez mais a sério e tem passado por cima de pessoas e valores pra que a tal ”felicidade” seja conquistada. Mas se esquecem do principal que é a paz, a paz interior, a paz uns com os outros, porque quando temos paz temos convicção de que fizemos o certo, e essa paz só encontramos em Deus, quando o entendemos e conhecemos e quando tentamos o amar do jeito que Ele nos ama, ser feliz é o complemento de se viver em paz e com Deus.

  3. Danielle Carneiro disse:

    O artigo ficou muito interessante, realmente as pessoas costumam ter um conceito de ilusório de “felicidade”, pois, ela não é algo inato, mas sim é algo que se constroi e revela de forma gradual nas pequenas vivências da vida cotidiana. Para ser feliz é preciso estar feliz com o que você é.

  4. Estamos sempre em busca da felicidade, mas as vezes não percebemos que tudo que procuramos talvez não nos fará tão feliz assim. Nos arriscamos o tempo todo mas nunca seremos completamente felizes, a felicidade exige muito. Sempre há problemas, e hoje a sociedade está muito desequilibrada. Poucos ou ninguém pode afirmar algo concreto a respeito deste tema. Concordo com Evaristo Magalhães no que diz respeito a viver bem e conviver com o fato de sermos mortais sem deixar que isso nos interfira negativamente.

  5. Franciele Cavalcante disse:

    Felicidade é um estado de espirito, ninguém encontra a felicidade a não ser dentro dela mesmo.A felicidade não é algo momentâneo em que depende de que aconteça algo bom para que eu seja feliz, a felicidade esta dentro de mim independente do que aconteça, eu decido ser feliz…mesmo que os problemas venham sobre mim, eu escolho ser feliz, pq a felicidade esta dentro de mim!Não preciso de coisas, momentos, ou de prazeres para ser feliz,eu fico alegre com estas coisas passageiras mas se elas não acontecerem na minha vida não deixo de ser uma pessoa feliz porque elas não são o motivo da minha felicidade!Eu não entrego a responsabilidade a ninguém ou coisa alguma de me fazer feliz.Eu simplesmente sou feliz por mim mesma!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s